Canyon
Poço Encantado
Igreja

CDA inicia série de visitas aos Consórcios Públicos

Presente no encontro, Renata Rossi, coordenadora executiva da CDA, ressaltou a importância do acompanhamento das ações inloco. “Esta agenda celebra a forma da CDA de cuidar dos Consórcios, acompanhando questões que possam surgir no dia a dia buscando sempre aprimorar a estratégia. Também evidencia a evolução da parceria, o aprimoramento da execução e do monitoramento. Aqui, por exemplo, lançamos o Manual de Fiscalização para Consórcios Públicos que orientará a equipe técnica da CDA no acompanhamento dos trabalhos e da gestão da política de regularização fundiária".

Foto: Marina Sena

João Lúcio, prefeito do município de Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte, também refletiu sobre a importância da parceria para a comunidade rural e para administração pública. “A parceria firmada com a CDA/SDR nos possibilitará resolver a demanda da regularização fundiária no nosso Território, resgatando a autoestima dos nossos agricultores familiares, que terão a posse definitiva da terra e poderão acessar crédito junto aos bancos, para melhorar sua produção e contribuir com a economia da região. Para nós, na gestão, nos permite realizar o serviço com custo mais baixo, uma vez que o Consórcio é uma entidade que não visa lucro”.

Humberto Barros, coordenador do convênio de Regularização Fundiária do Consórcio, conta que a repercussão da parceria junto às comunidades rurais é bastante positiva. “Nos municípios que estamos atuando, as pessoas atendem nossas equipes com muita receptividade, estão na expectativa de receber o título da terra. A maior parte dos nossos agricultores familiares não possuem a garantia jurídica para comprovar que é proprietário da terra que reside e produz. Está é uma importante ação que irá nos fazer solucionar  esta demanda da regularização fundiária na região”.

Presenças- Também participou da visita, o coordenador de Ação Fundiária da CDA, Victor Fernandes.